Lesaffre instala sua primeira fábrica de fermento biológico no Brasil

Image
Image

9 de junho de 2022

Unidade industrial ficará no interior de São Paulo, em um conceito over-the-fence com a sucroenergética Cocal, para atender o mercado brasileiro e ser um modelo de sustentabilidade.

A francesa Lesaffre, referência mundial no setor de leveduras e produtos para fermentação, vai instalar a sua primeira fábrica de fermento biológico no Brasil. A unidade industrial será localizada no interior de São Paulo em um conceito over-the-fence com a sucroenergética Cocal. Isso permitirá que as duas empresas reaproveitem subprodutos – uma da outra – como matéria-prima em seus processos produtivos.

Prevista para ser inaugurada em 2024, a fábrica ficará localizada na cidade de Narandiba, a 45 quilômetros ao sul de Presidente Prudente em São Paulo. A Cocal fornecerá à Lesaffre as matérias-primas para o processo produtivo do fermento biológico, além de energia limpa produzida a partir de bagaço de cana e biogás. Já a multinacional francesa vai entregar para a sucroenergética o subproduto do processo de fermentação, as vinhaças, para geração de biogás e fertirrigação dos canaviais.

“O nosso objetivo nesta parceria com a Cocal é atender aos parâmetros de uma economia circular, de forma que a nossa fábrica de fermento biológico seja uma referência em sustentabilidade e inovação em processos produtivos, reforçando nossa missão de melhor nutrir e proteger o planeta”, afirma Jean de Lataillade, presidente da Lesaffre na América Latina

Segundo o executivo, a unidade industrial utilizará energias renováveis, e a fábrica sediada no Brasil, o maior mercado da América Latina, permitirá reduzir o impacto ambiental tanto da logística quanto da produção. “Esta planta desenhada pelas equipes da multinacional francesa vai ser beneficiada com a aplicação das mais modernas tecnologias de fabricação, como a Indústria 4.0 e o Lean Manufacturing”, complementa Lataillade.

A nova fábrica de fermento biológico da Lesaffre no Brasil vai se juntar a 76 outras plantas industriais ao redor do mundo que pertencem à multinacional francesa. Aproximadamente, 40% do faturamento de € 2,2 bilhões do grupo vem de mercados emergentes. No Brasil, por exemplo, de cada quatro pães consumidos, um é produzido com fermento biológico da Lesaffre.

Sobre a Lesaffre

Fundada no norte da França em 1853, a Lesaffre desenvolve, produz e comercializa soluções para panificação, nutrição e saúde humana, animal e das plantas, além de biotecnologias industriais. Emprega cerca de 11 mil colaboradores em 78 subsidiárias localizadas em mais de 50 diferentes países. Conta com um time em torno de 570 pesquisadores que colaboram com 62 centros de pesquisa.

Sobre a Cocal

A Cocal é uma empresa nacional, produtora de açúcar, etanol, energia elétrica, biometano e CO2 food grade. Com atuação há mais de quatro décadas no setor sucroenergético, vem investindo cada vez mais em tecnologias de ponta para o aproveitamento máximo da cana-de-açúcar. Suas áreas industriais estão localizadas nos municípios de Paraguaçu Paulista e Narandiba, no interior do estado de São Paulo.

NÓS ENTREGAMOS UMA AMPLA GAMA DE INGREDIENTES DE PANIFICAÇÃO E SERVIÇOS PARA PROFISSIONAIS.

Image

MAIS DE 170 ANOS DE CONHECIMENTO

Image

70 FÁBRICAS DE FERMENTO E INGREDIENTES

Image

47 BAKING CENTERS AO REDOR DO MUNDO